O que é Hipnoterapia (Hipnose Clínica)?  É alguma prática mística?

  • A hipnoterapia ou hipnose clínica é um procedimento utilizado por profissionais da área da saúde, que promove ao paciente um estado “psiconeurofisiológico” com o fim de facilitar um processo terapêutico específico. É indicado para auxiliar no tratamento de psicopatologias (doenças que tem sua origem em fatores emocionais), para o controle da dor em pacientes alérgicos à anestesia, entre outros benefícios. A ação desse procedimento em nosso cérebro pode ser comprovada cientificamente através de eletroencefalograma, ou seja, trata-se de procedimento terapêutico reconhecido e validado pelos conselhos de medicina, psicologia, odontologia e fisioterapia. E é devido a esse reconhecimento científico que a Hipnose Clínica é utilizada em diversos hospitais do Brasil e no mundo, a exemplo do Hospital Municipal Miguel Couto no Rio de Janeiro (desde 1991); Grupo da Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, entre muitos outros.
  • É preciso desassociar a técnica em si, dos profissionais que a utilizam: A conotação da hipnose como sendo uma prática mística ocorreu devido ser tão antiga que passou por épocas da história onde práticas científicas eram interpretadas e correlacionadas à "magia". E nos tempos atuais,  os “Showmans” do marketing do entretenimento se aproveitaram desse apelo ao misterioso, pois se eles explicassem ao seu público que eles não têm nenhum “poder”, e o que está ocorrendo é apenas uma reação neurofisiológica , seria o mesmo que um mágico após ter feito aparecer fumaça do chão, contasse às crianças assistindo que aquilo não foi mágica, mas apenas uma reação química provocada por um elemento chamado pólvora. Perderia totalmente o apelo circense do show e ficaria completamente sem graça.
  • Com isso, queremos esclarecer que não há nada de sobrenatural na técnica chamada de hipnose, mas o misticismo pode estar sim em quem a pratica. “Um carro é apenas um carro, dirigido por um turista servirá para diversão e entretenimento, mas dirigido por um bombeiro, será uma importante ferramenta para auxiliar no salvamento vidas”.
  • A Hipnoterapia (Hipnose Clínica) praticada por médicos, psicólogos, psicanalistas, dentistas e fisioterapeutas tem como único propósito facilitar um processo terapêutico específico para melhorar a qualidade de vida dos sues pacientes.
  • O bom profissional nunca trará para o setting terapêutico suas crenças ou descrenças pessoais, mas terá sempre uma postura ética e profissional principalmente na utilização dessa técnica. Procure um profissional capacitado e de sua confiança, pois a empatia e confiabilidade entre o paciente e seu terapeuta são requisitos primordiais para o sucesso de qualquer processo terapêutico.
  • Esperamos que não seja o preconceito nem a falta de informação motivos para que alguém deixe de usufruir dessa importante ferramenta que a ciência coloca a nossa disposição e favor.

(11) 95550-2907  /  (13) 99717-6375     /     E-mail: clinicasheknah@gmail.com

Santos: Av. Conselheiro Nébias, 754, Conj. 2508/1813, Boqueirão, Santos - SP

São Paulo: Vila Madalena e Conjunto Nacional (Av. Paulista)

  • w-facebook
  • w-tbird
  • google+