Tratamento para dependente químico sem internação funciona?

 

Talvez a pergunta correta fosse... E o tratamento com internação funciona?

 

A resposta para o tratamento com ou sem internação é a mesma: "SIM e NÃO". Pois infelizmente o que determina o bom resultado de um tratamento para dependência química é a vontade e a decisão de mudança do próprio paciente.


A grande vantagem do tratamento sem internação que observamos nesses 14 anos de atendimentos e internações de mais de 3.000 pacientes dependentes químicos, é que dessa forma aproveitamos as circunstâncias reais do dia a dia do paciente para tratá-lo, criando estratégias e intervindo diretamente nas situações comuns ao seu cotidiano, ou seja, rotina, vitórias, derrotas, conflitos familiares, frustrações, recaídas.... Sendo que em regime de internação o paciente acaba vivendo certa utopia em relação a sua realidade de vida. E esse é um dos motivos que fazem com que o paciente tenha recaídas assim que se depara com a vida real fora dos portões da clínica.



Então, podemos chegar a conclusão que um tratamento sem internação é indicado para todo paciente que realmente tenha tomado a decisão que chegou a hora de parar com as drogas, mas apenas não está conseguindo sozinho.



Obs: Vale a pena mencionar que uma intervenção de urgência para um período de internação, continua sendo indicado quando o paciente está colocando a sua própria integridade física em risco ou a de terceiros.



Pb. Robson M. Pedroso

Psicanalista e Conselheiro em Dependência Química

(11) 95550-2907  /  (13) 99717-6375     /     E-mail: clinicasheknah@gmail.com

Santos: Av. Conselheiro Nébias, 754, Conj. 2508/1813, Boqueirão, Santos - SP

São Paulo: Vila Madalena e Conjunto Nacional (Av. Paulista)

  • w-facebook
  • w-tbird
  • google+